IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - ISF

O Programa Idiomas sem Fronteiras foi criado em 2012, com portaria do MEC/SESu, inicialmente como Inglês sem Fronteiras (IsF), com o objetivo inicial de auxiliar os alunos das Universidades Federais brasileiras que estavam em processos de mobilidade acadêmica proporcionados pelo programa Ciências sem Fronteiras. A partir de então, as instituições credenciadas atuaram em três ações: um curso online (My English Online - MEO) desenvolvido pela National Geographic, com cinco níveis linguísticos; aplicação de provas TOEFL ITP, de modo que os scores obtidos pudessem ser utilizados nas universidades anglófonas nas quais os alunos se inscreveriam; e cursos presenciais gratuitos abertos para a comunidade acadêmica. Por intermédio de Portaria 973/2014 MEC/SESu, o programa foi ampliado para Idiomas sem Fronteiras (IsF), englobando outras línguas estrangeiras. Na UFS, a partir de então, o programa passou a oferecer ações em Espanhol, Francês e Português para Estrangeiros, além do Inglês. Em 2019, o MEC tornou-se parceiro do Programa, que passou a ser ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e a ser chamado de Rede Andifes IsF – Idiomas sem Fronteiras.

Atualmente, com o encerramento de contratos iniciados em 2012, o IsF não oferece mais o curso MEO e nem provas de certificação, trabalhando com cursos nas modalidades presenciais e à distância desenvolvidos pela própria instituição, bem como workshops, minicursos, eventos e ações em parceria com os(as) English Teaching Assistants (um programa da Comissão Fulbright de envio de intercambistas estadunidenses para universidades em diversos países, como o Brasil) que, desde 2014, auxiliam a UFS no desenvolvimento linguístico da comunidade acadêmica.

Para acompanhar as ações do IsF, que são destinadas a alunos(as), professores(as) e técnicos(as), conheça as nossas redes sociais, nas quais, constantemente, são colocadas as informações sobre as atividades em andamento e aquelas a serem iniciadas.