Qui, 06 de fevereiro de 2025, 11:18

GOVERNO DO CANADÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA O EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM (ELAP) – 2025 - 2026
A Coordenação de Relações Internacionais disponibiliza mais informações para estudantes interessados no programa

GOVERNO DO CANADÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA O EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM (ELAP) – 2025 – 2026

A Coordenação de Relações Internacionais disponibiliza mais informações para estudantes interessados no programa

O Emerging Leaders in The Americas (ELAP), criado pelo governo canadense e financiado pelo Global Affairs Canadá, oferece bolsas para mobilidade acadêmica com duração de curto prazo (4 a 6 meses) em universidades do país norte-americano.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento do capital humano e promover uma nova geração de líderes nos países das Américas, além de fortalecer as relações entre instituições de ensino superior (IES) canadenses, latino-americanas e caribenhas.

Elegibilidade: Estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar.

Consulte o site oficial do ELAP para obter informações detalhadas sobre os critérios estabelecidos.

As bolsas do programa cobrem despesas como:

  • Passagens aéreas;

  • Seguro saúde;

  • Taxas acadêmicas;

  • Subsídio mensal.

Acordo de Cooperação:

Para estudantes de graduação interessados em um período de estudos, é necessário um acordo de cooperação (ou Memorando de Entendimento) entre a instituição de origem e a instituição canadense.

Para candidatos de graduação e pós-graduação interessados apenas em pesquisa, essa exigência pode variar de acordo com a instituição pleiteada e não é uma exigência do programa em si. Caso a IES canadense não exija um acordo de cooperação, a admissão do estudante para pesquisa por um professor canadense será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

Atualmente, a Universidade Federal de Sergipe possui acordo de mobilidade acadêmica com as seguintes instituições canadenses:

Além dos critérios de elegibilidade do ELAP, as universidades também têm as suas próprias exigências. Seguem abaixo informações sobre como funciona o processo seletivo das instituições parceiras da Universidade Federal de Sergipe:

McMaster University:

  1. Elegibilidade: estudantes de graduação ou pós-graduação podem participar do programa, a McMaster prefere estudantes pesquisadores.

  2. Identificação de um Supervisor: o aluno, de graduação ou de pós-graduação, que queira desenvolver uma pesquisa, deve encontrar um membro do corpo docente interessado em supervisionar seu trabalho.

Consulte as áreas de pesquisa dos membros do corpo docente aqui:

Membros do Corpo Docente da McMaster.

  1. Importância de Encontrar um Supervisor: A McMaster tem preferência por candidatos que sejam pesquisadores, portanto, é essencial que o aluno encontre um membro do corpo docente disposto a supervisionar a visita.

  2. Limite de Inscrições: Não há um limite técnico para o número de inscrições, mas cada instituição só financiará um número determinado de estudantes ELAP por ano. O número de bolsas é decidido pelo Global Affairs Canada, responsável pelo financiamento do programa.

  3. Documentos Necessários: As listas podem ser encontradas nas seções de Bolsas e prêmios McMaster e do Programa EduCanada ELAP. Acesse os sites para mais detalhes.

  4. Prazo final para envio de documentos: A documentação necessária deve ser enviada para Divisão de Cooperação Internacional e Mobilidade Estudantil (DCM) até 02 de março de 2025.

Os documentos devem ser encaminhados para o seguinte e-mail: dcm.cori@academico.ufs.br.

Memorial University of Newfoundland and Labrador

  1. Elegibilidade: Estudantes de graduação e de pós-graduação.

  2. Documentos Necessários: As informações estão disponíveis na seção "Documentos de apoio" no separador "Processo de candidatura" no site da ELAP. Acesse através deste link: ELAP - Documentos de Apoio.

  3. Prova de Proficiência em Inglês: O teste de proficiência faz parte da documentação exigida. Para consultar quais testes são aceitos pela universidade, acesse o seguinte link: Exames de Proficiência em Inglês - Memorial University.

  4. Limite de Inscrições: A instituição de origem pode nomear no máximo até quatro (4) alunos por ano.

  5. Prazo final para envio de documentos: Os discentes devem enviar sua documentação para a Divisão de Cooperação e Mobilidade Estudantil por meio e-mail (dcm.cori@academico.ufs.br) até o dia 5 de março.

  6. Informações Adicionais: Consulte o site oficial da instituição ou entre em contato com a equipe responsável.

Toronto Metropolitan Univesity (TMU):

  1. Elegibilidade: Discentes de graduação e pós-graduação podem se candidatar participar de projetos de pesquisa no âmbito do programa ELAP na TMU.

  2. Documentos Necessários: Confira o PDF em inglês com a lista de todos os documentos necessários. O PDF em português pode ser consultado para verificar os detalhes.

  3. Prova de Proficiência em Inglês: A universidade não exige um exame formal de proficiência. No entanto, é altamente recomendado que os alunos verifiquem se o seu nível de inglês atende aos requisitos de inglês da Toronto Metropolitan University, para garantir que possam acompanhar os cursos e projetos de pesquisa oferecidos.

  4. Prazo final para envio de documentos: Os discentes devem preencher o formulário de inscrição da própria TMU para realizar o envio de seus documentos até o dia 2 de março de 2025. O formulário pode ser acessado por meio do seguinte link: Formulário de Candidatura Online ELAP - TMU

  5. Limite de Inscrições: A TMU aceita todas as inscrições enviadas diretamente. No entanto, a seleção dos candidatos será feita pelo Global Affairs Canada.

Seguem em anexo, em inglês e português, as orientações para a candidatura:

Queen’s University:

  1. Elegibilidade: Estudantes de graduação e pós-graduação .

  2. Identificação de um Supervisor: Para se candidatar ao programa ELAP na Queen’s University os pós-graduandos devem primeiro identificar um membro do corpo docente da instituição que aceite supervisionar sua pesquisa e fornecer a aprovação inicial para a candidatura.

Confira as áreas de pesquisa dos membros do corpo docente aqui:

Corpo docente dos centros de pesquisa da Queen’s University

  1. Documentos Necessários: Confira o site da Queen’s University com a lista de todos os documentos exigidos.

  2. Prova de Proficiência em Inglês: A universidade pede exames de proficiência para estudantes cuja língua nativa não é o inglês. Confira os requerimentos e testes aceitos.

  3. Prazo final para envio de documentos: Os discentes devem realizar o envio dos documentos para o e-mail da Divisão de Cooperação Internacional e Mobilidade Estudantil (dcm.cori@academico.ufs.br) até o dia 25 de fevereiro.

Limite de Inscrições: A Queen’s aceita todas as inscrições completas e as enviam para a Global Affairs Canada.


Atualizado em: Sex, 07 de fevereiro de 2025, 11:49
Notícias UFS