Vistos para Estudantes
1. Tipos de Visto
VITEM IV (Visto de Estudante)
Destinado a estrangeiros que participarão de:Cursos regulares (ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação e idiomas);
Estágios acadêmicos vinculados a uma instituição de ensino estrangeira. Requisito: carga horária mínima de 15 horas semanais.
VIVIS (Visto de Visita)
Utilizado quando as atividades acadêmicas têm duração inferior a 90 dias.VITEM I
Aplicável a estrangeiros que realizarão ensino, pesquisa ou extensão acadêmica no Brasil.
2. Regras e Procedimentos Importantes
O VITEM IV é específico para uma instituição específica que deseja fazer a mobilidade. Para trocar de universidade, é necessário contatar a Polícia Federal.
A validade máxima do visto é de um ano.
Após a chegada ao Brasil, o estudante deve solicitar uma autorização de residência na Polícia Federal em até 90 dias.
Caso esteja no Brasil, o estrangeiro pode solicitar diretamente uma autorização de residência para fins de estudo/intercâmbio.
3. Documentação Necessária
Formulário eletrônico de solicitação de visto;
Recibo do formulário (RER), assinado e com fotografia colada;
Passaporte válido com pelo menos duas páginas em branco;
Certidão de antecedentes criminais (para maiores de 18 anos);
Carta da instituição brasileira, informando nome do curso/estágio, duração e carga horária (devidamente legalizada);
Comprovação de recursos financeiros para o período de permanência no Brasil ou comprovante de bolsa;
Documentos adicionais conforme o tipo de curso;
Comprovante de pagamento da taxa de visto.
Observação: Documentos de instituições públicas estão isentos de legalização em cartório.
4. Como Agendar o Serviço
Reunir toda a documentação necessária;
Acessar o sistema e-Consular:
https://ec-istambul.itamaraty.gov.brApós validação dos documentos, o agendamento será autorizado;
Acompanhar as atualizações por e-mail;
Comparecer no Consulado com:
Documentos originais;
Comprovante de pagamento da taxa.
Solicitação da Carteira de Registro Nacional Migratório
Se você é estrangeiro e precisa se registrar no Brasil para obter sua Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), siga as orientações abaixo. Esse registro é obrigatório para:
Quem tem visto temporário;
Quem recebeu autorização de residência (publicada no Diário Oficial da União);
Refugiados, apátridas ou asilados, que já foram reconhecidos pelas autoridades competentes.
O registro é um processo de identificação, com coleta de dados pessoais e biométricos (como impressões digitais). Após isso, você receberá um número de Registro Nacional Migratório (RNM) e a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).
Prazos para realizar o registro:
Quem possui visto temporário tem até 90 dias após a entrada no Brasil para realizar o registro.
Quem recebeu autorização de residência tem até 30 dias após a publicação da autorização no Diário Oficial da União para se registrar.
Se o registro não for feito dentro desses prazos, poderá haver penalidades, conforme Decreto 9.199/2017.
Como obter a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
1. Preenchimento do Formulário e Solicitação
Reúna a documentação necessária e preencha o formulário online de acordo com a modalidade pretendida.
Acesse o formulário aquiImportante: Evite utilizar tradução automática para o preenchimento. Retorne ao site original caso esteja usando essa função.
Caso o sistema esteja fora do ar, não é possível solicitar presencialmente. Entre em contato com o serviço de migração da unidade da Polícia Federal do seu Estado.
2. Documentação Necessária
Confira a lista de documentos exigidos para todos os casos:
Clique aqui para ver a documentação
3. Custos e Taxas
Taxa de emissão da CRNM: R$ 204,77 (valor em julho de 2025)
(Código da Receita STN: 140120)Como pagar a taxa:
Emitir Guia de Recolhimento da União (GRU) no site da polícia federal: https://servicos.pf.gov.br/gru2/gru?nac=1&rec=9
A GRU para a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) pode ser paga em bancos, lotéricas, agências dos Correios e correspondentes bancários. É importante guardar o comprovante de pagamento.
4. Agendamento
O atendimento ocorrerá somente na unidade da Polícia Federal do domicílio do requerente, conforme o art. 67 do Decreto nº 9.199/2017.
O agendamento é feito via formulário:
Clique aqui para acessar o sistema de agendamentoO e-mail agenda@dpf.gov.br é enviado automaticamente após o agendamento.
Tempo médio da etapa: 20 minutos
Custo: R$ 0,00
5. Comparecimento à Unidade da Polícia Federal
Compareça na data e horário agendados, levando a documentação original.
Atendimento presencial na unidade da circunscrição do requerente.
Tempo estimado de espera: até 30 minutos
Custo: R$ 0,00
6. Retirada da CRNM
A carteira será entregue na mesma unidade da Polícia Federal onde foi realizado o atendimento.
Para saber se o documento está pronto, consulte o sistema:
Verificar status da CRNMQuando disponível, será necessário preencher um formulário específico e realizar o agendamento para retirada (exceto onde o sistema indicar que o agendamento é dispensável).
Tempo estimado de espera: até 30 minutos
Tempo médio para emissão: até 30 dias úteis
Custo: R$ 0,00
Para consultar mais informações e garantir que nenhum procedimento ou exigência foi alterado, recomenda-se acessar o site oficial do governo.
Cadastro de Pessoa Física - CPF
1. Quem deve se inscrever
Estrangeiros, de qualquer idade, que possuam ou desejem possuir bens e direitos sujeitos a registro no Brasil, como:
Imóveis, veículos, embarcações, aeronaves;
Participações em empresas;
Contas bancárias ou investimentos.
2. Informações Importantes
O número do CPF é único e definitivo, gerado no ato da emissão.
Não será emitido cartão físico. O número deve ser guardado com segurança.
Esquecimento do número do CPF: somente pode ser resolvido no Brasil, presencialmente na Receita Federal (ou por representante legal com procuração).
Com o CPF, o estudante tem acesso a diversos benefícios oferecidos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), como, por exemplo, o acesso ao Restaurante Universitário e ao seguro institucional destinado a todos os estudantes que desenvolvem atividades de campo na comunidade ou em instituições de saúde.
3. Como solicitar no exterior
Procedimentos
O estrangeiro deve procurar a repartição consular brasileira responsável por sua jurisdição geográfica:
Lista de repartições consularesO serviço deve ser solicitado por meio do sistema e-Consular do consulado ou embaixada escolhida:
Acessar e-ConsularDocumentação Necessária
Formulário FCPF, preenchido e assinado;
Documento de identificação válido;
Certidão de nascimento ou casamento.
4. Documentação Necessária
Formulário de CPF
Deve ser preenchido online no site da Receita Federal. Gerar e anotar o número de protocolo.
Passaporte (original e cópia)
A certidão de nascimento é opcional, apenas para incluir filiação no cadastro.
5. Como solicitar
A solicitação é feita exclusivamente pelo sistema e-Consular.
O atendimento é presencial.
Para iniciar o processo, acesse:
[Link para o sistema e-Consular]
Como pagar as taxas consulares
Os serviços consulares devem ser pagos exclusivamente por transferência ou depósito bancário, não sendo aceito dinheiro em espécie. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento, e não serão aceitas capturas de tela ou comprovantes com status “em processamento”.
A transferência deve ser feita antecipadamente, e no campo “Detalhes do pagamento” (namen plačila) é obrigatório informar o nome do requerente e o serviço solicitado. Exemplo: Maria Silva – visto.
Dados bancários:
Nome: Embassy of Brazil – Renda Consular
Endereço: Trg republike 3, Ljubljana
IBAN: SI56 0284 3026 5806 176
Banco: NLB d.d.
BIC: LJBASI2X
Para mais informações e consulta dos valores das taxas consulares, acesse o site oficial do governo brasileiro.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato com:
Ministério das Relações Exteriores ou Postos Consulares do Brasil no exterior