CÁTEDRAS
Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS)
A Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS) é a sétima Cátedra Camões no Brasil e a 55ª no mundo. Seu propósito central é desenvolver um conjunto de iniciativas científicas e culturais voltadas à reflexão e à investigação sobre o século XVIII na cultura luso-afro-brasileira.
Sob uma ótica interdisciplinar, são promovidas colaborações com pesquisadores de quatro linhas de pesquisa da UFS: História da Educação; Estudos Linguísticos e Literários; Cultura, Memória e Identidade; e Filosofia da História e Modernidade.
A Cátedra Marquês de Pombal foi criada por meio da cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), contribuindo para o fortalecimento da colaboração com centros de investigação de universidades em outros países, especialmente em Portugal.
Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Desde 2003, a Agência da ONU para Refugiados ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com instituições de ensino superior brasileiras, com o objetivo de fortalecer ações acadêmicas relacionadas à proteção e à integração de pessoas refugiadas.
Por meio de acordos de cooperação com universidades interessadas, o ACNUR estabelece um Termo de Referência que define objetivos, responsabilidades e critérios de adesão à iniciativa, estruturada em três eixos principais: educação, pesquisa e extensão. Além de fomentar o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra busca promover a formação acadêmica de professores e estudantes e incentivar projetos de extensão que atuem diretamente com a população refugiada. Entre as ações desenvolvidas pelas instituições participantes, destacam-se iniciativas voltadas ao acesso e permanência de refugiados no ensino superior, à revalidação de diplomas e ao ensino da língua portuguesa como instrumento de inclusão.
A relevância da Cátedra foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México (2004), firmada por 20 países da América Latina, que recomenda a promoção da pesquisa interdisciplinar e da formação acadêmica no campo do direito internacional dos refugiados.
Como o nome indica, a Cátedra presta homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em missão no Iraque em 2003, cuja trajetória nas Nações Unidas foi marcada pelo trabalho dedicado à causa dos refugiados, especialmente durante sua atuação como alto comissário do ACNUR.
CENTROS
Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI)
Centro de estudos da UFS que atua na organização de debates e pesquisas sobre geopolítica, cultura e história de países e povos árabes e/ou islâmicos.
https://www.instagram.com/ceai_ufs/
CENTRO INTERNACIONAL E MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS ÉPICOS (CIMEEP)
CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LETRAMENTO E INTERCULTURALIDADE (CIELI)
PORTARIA No 1022, DE 12 DE JUNHO DE 2025 - Homologa Projeto de Criação do Centro Internacional de Estudos de Letramentos e Interculturalidade (Cieli).
Localização
Av. Marechal Rondon, s/n. Jardim Rosa Elze - CEP 49100-000
São Cristóvão/Sergipe - Brasil
Didática 7, 2º Andar, Sala 204
Anexos
PORTARIA Nº 1045, DE 07 DE OUTUBRO DE 2024 - CSVM
RESOLUÇÃO Nº 26/2021/CONEPE - CEAI