PILAVirtual 2024.2

Adesão da UFS ao Programa PILA

O Programa PILA tem como objetivo facilitar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores das instituições de ensino superior participantes. Esta iniciativa visa enriquecer a formação acadêmica e profissional dos participantes, promover a internacionalização da educação superior e fortalecer os laços de cooperação entre as instituições.

A UFS recentemente aderiu ao Programa PILA Virtual, uma decisão que foi anunciada durante uma Sessão Informativa realizada em 14 de março deste ano, às 09h, na sala 408-B no prédio Didática VII. O propósito desta sessão foi oferecer uma compreensão mais abrangente do programa e esclarecer dúvidas sobre sua dinâmica e condições de participação.

Durante a sessão, foi informado previamente que os Programas de Pós-Graduação teriam até o dia 22 de março de 2024 para enviar suas ofertas, a fim de que a Coordenação de Relações Internacionais (CORI) pudesse disponibilizá-las na plataforma. Após esse prazo, nove programas de pós-graduação enviaram suas ofertas, resultando em treze disciplinas ofertadas pela UFS nesta edição de 2024-2 do programa.

Desde o dia 29 de abril de 2024, a plataforma do PILAVirtual está aberta para que os discentes escolham as disciplinas que desejam cursar, proporcionando assim uma experiência enriquecedora de intercâmbio virtual.

Solicitamos que cada PPG reúna e envie à CORI, através de processo no SEI, as solicitações dos discentes que desejam cursar disciplinas ofertadas no âmbito do Programa PILA Virtual  em 2024, através de processo no SEI, até o dia 29 de maio de 2024.

Para melhor organização das atividades, recomendamos que sigam e orientem os discentes de pós-graduação com base no seguinte fluxo:

ETAPA

RESPONSÁVEL

PROVIDÊNCIAS

Discente de pós-graduação

Consultar as disciplinas oferecidas no Programa PILA Virtual 2024-2 por meio do site oficial do programa, acesso em: https://pila.cin.edu.ar/aplicacion.php?ah=st662fb1e9d4af24.77571206&ai=marca%7C%7C224000006

Discente de pós-graduação

Preencher o Formulário de Recepção de Documentos, anexando os comprovantes que atestem o cumprimento dos pré-requisitos exigidos pelas instituições estrangeiras para matrícula nas disciplinas. Disponível aqui

Discente de pós-graduação

Preencher o formulário de inscrição de estudantes (inscripción de estudiantes), conforme modelo disponível pela PILA, disponível aqui

Discente de pós-graduação

Enviar o formulário de inscrição de estudantes (inscripción de estudiantes) devidamente preenchido para o seu PPG.

Programa de Pós-Graduação

Receber do discente o formulário de inscrição de estudantes e providenciar assinatura do coordenador do Programa.

Programa de Pós-Graduação

Enviar via SEI, em processo único, com carga para a CORI (Tipo de processo: Relações internacionais: Cooperação Internacional; Especificação: Inscrição em disciplinas_PILA Virtual 2024-2) os seguintes documentos: 1) Formulário de de inscrição de estudantes devidamente preenchido pelo aluno e assinado pelo coordenador do Programa e; 2) Declaração de Anuência do Orientador devidamente preenchido e assinado, modelo disponível aqui

Em caso de dúvidas, favor contatar a CORI através do e-mail dcm.cori@academico.ufs.br ou do telefone (79) 3194-6788.