Seg, 19 de fevereiro de 2024, 11:03

GOVERNO DO CANADÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA O EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM (ELAP) – 2024 - 2025
Inscrições abertas até 04 de março de 2024

Estamos felizes em anunciar que as inscrições estão abertas para o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) - edição 2024 - 2025.

Criado pelo governo canadense, o ELAP oferece bolsas para mobilidade acadêmica de curto prazo (4-6 meses) no Canadá a estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo é apoiar o desenvolvimento do capital humano e promover uma nova geração de líderes nos países das Américas, além de fortalecer as relações entre instituições de ensino superior (IES) canadenses, latino-americanas e caribenhas.

Detalhes Importantes:

Elegibilidade: Estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar. Consulte o site oficial do ELAP para obter informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade.

Benefícios: As bolsas cobrem despesas como passagens aéreas, seguro saúde, taxas acadêmicas e subsídio mensal.

Duração: O intercâmbio tem duração de 4 a 6 meses.

Acordo de Cooperação: Para estudantes de graduação interessados em um período de estudos, é necessário um acordo de cooperação (ou Memorando de Entendimento) entre a instituição de origem e a instituição canadense. Para candidatos de graduação e pós-graduação interessados apenas em pesquisa, essa exigência pode variar de acordo com a instituição pleiteada e não é uma exigência do programa em si. Caso a IES canadense não exija um acordo de cooperação, a admissão do estudante para pesquisa por um professor canadense será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

Atualmente (fevereiro de 2024), a Universidade Federal de Sergipe possui acordo que prevê intercâmbio de estudantes com apenas uma instituição canadense, a Memorial University of Newfoundland and Labrador.

Além dos critérios de elegibilidade do ELAP, a UFS exige que o estudante interessado em realizar Mobilidade Estudantil Internacional (MEI):

1) Seja aluno de um dos cursos de graduação da UFS, presencial ou à distância, regularmente matriculado, ou seja, que não esteja com a matrícula trancada no período da inscrição da MEI;

2) Tenha concluído no mínimo vinte por cento (20%) da carga horária de integralização do curso em nossa instituição;

3) Não tenha nenhuma reprovação nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

As inscrições para se candidatar à MEI na Memorial University of Newfoundland and Labrador através do ELAP devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, contendo os seguintes documentos:

• Comprovante de matrícula atualizado;

• Carta de intenções, máximo de 1 lauda (Letter of Intent);

• Carta de apoio de um representante acadêmico da UFS, máximo de 1 lauda (Letter of support);

• Passaporte (Proof of Citizenship);

• Carta convite do professor canadense, para mobilidades de pesquisa (Letter of Support);

• Termo de Privacidade (Privacy Notice Statement) - Disponível aqui

• Comprovação de proficiência em inglês aceitável pela equipe de admissões, dentre os listados pela Memorial University of Newfoundland and Labrador em https://www.mun.ca/undergrad/admissions/i-want-to-apply/english-proficiency-tests/

FORMULÁRIO DISPONÍVEL AQUI

Após o recebimento do formulário, a CORI enviará a documentação para a universidade canadense que fará a análise da indicação.

A Memorial University of Newfoundland and Labrador aceitará 04 indicações da UFS, serão indicados os primeiros estudantes que realizarem a solicitação de modo completo, conforme orientado.

O prazo final de inscrição no programa ELAP é 19/03/2024. No entanto, o formulário de solicitação de indicação deve ser preenchido até dia 04/03/2024. Fiquem atentos!

Recomendamos que os estudantes prestem atenção especial aos requisitos dos documentos necessários – ou seja, as cartas de matrícula devem estar em papel timbrado e datadas nos últimos seis meses. O site oficial do Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) do governo federal pode ser encontrado aqui.

As dúvidas quanto ao envio de documentos para a Coordenação de Relações Internacionais devem ser encaminhadas para dcm.cori@academico.ufs.br.

Atualizado em: Qua, 21 de fevereiro de 2024, 11:41