Qui, 16 de fevereiro de 2023, 15:35

GOVERNO DO CANADÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA O EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM (ELAP) – 2023-2024
Inscrições abertas até 15 de março de 2023

Estão abertas as inscrições para o envio de candidaturas para o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) 2023. Criado pelo governo canadense, o programa concede bolsas para mobilidade acadêmica de curto prazo (4-6 meses) no país a estudantes de graduação e pós-graduação, a fim de apoiar o desenvolvimento do capital humano e promover uma geração de líderes nos países das Américas, bem como estreitar as relações entre instituições de ensino superior (IES) canadenses, latino-americanas e caribenhas. Maiores informações, como elegibilidade, valor e duração da bolsa, condições de bolsa, etc., podem ser acessadas no site oficial do ELAP.

Para os alunos de graduação interessados em um período de estudos, o programa exige um acordo de cooperação (ou Memorando de Entendimento) entre a instituição de origem e a instituição canadense. Já para os candidatos de graduação e pós-graduação interessados somente em pesquisa, essa pode ser uma exigência da instituição pleiteada, mas não é uma exigência do programa. Isto é, caso a IES canadense não exija um acordo de cooperação, a admissão do estudante para pesquisa por um professor canadense será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

Atualmente (fevereiro de 2023), a Universidade Federal de Sergipe possui acordo que prevê intercâmbio de estudantes com apenas uma instituição canadense, a Memorial University of Newfoundland and Labrador.

Além dos critérios de elegibilidade do ELAP, a UFS exige que o estudante interessado em realizar Mobilidade Estudantil Internacional (MEI):

1) Seja aluno de um dos cursos de graduação da UFS, presencial ou à distância, regularmente matriculado, ou seja, que não esteja com a matrícula trancada no período da inscrição da MEI;

2) Tenha concluído pelo menos vinte por cento (20%) da carga horária de integralização do curso em nossa instituição;

3) Não tenha nenhuma reprovação nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

As inscrições para se candidatar à MEI na Memorial University of Newfoundland and Labrador através do ELAP devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, contendo os seguintes documentos:

• Comprovante de matrícula atualizado;

• Carta de intenções, máximo de 1 lauda (Letter of Intent);

• Carta de apoio de um representante acadêmico da UFS, máximo de 1 lauda (Letter of support);

• Passaporte (Proof of Citizenship);

• Carta convite do professor canadense, para mobilidades de pesquisa (Letter of Support);

• Termo de Privacidade (Privacy Notice Statement) - Disponível aqui

Formulário disponível aqui

Após o recebimento do formulário, a CORI enviará a documentação para a universidade canadense que fará a análise da indicação.

Se a Memorial University of Newfoundland and Labrador limitar o número de indicações da UFS, serão indicados os primeiros estudantes que realizaram a solicitação de modo completo, conforme orientado.

O prazo final de inscrição no programa ELAP é 21/03/2023. No entanto, o formulário de solicitação de indicação deve ser preenchido até dia 15/03/2023. Fiquem atentos!

Informações sobre o ELAP podem ser obtidas no site oficial do programa.

Dúvidas: dcm.cori@academico.ufs.br

Atualizado em: Sex, 17 de fevereiro de 2023, 12:58