Sex, 27 de maio de 2022, 14:12

ESTUDANTE DA UFS É SELECIONADO AO PROGRAMA DE BOLSAS NEW VOICES 2022 DA FULBRIGHT
Egresso da UFS foi aprovado no programa New Voices, da Fulbright, concorrendo com mais de 300 candidatos

Egresso da UFS, Robson Viana de Lima,foi aprovado no programa New Voices, da Fulbright, concorrendo com mais de 300 candidatos para apenas 12 vagas. A iniciativa é uma parceria da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre o Brasil e os Estados Unidos (Fulbright) e a Embaixada dos EUA no Brasil, e é voltada para a formação de roteiristas jovens, buscando diversificar as narrativas existentes no mercado audiovisual. Robson chegou a ser aluno do PPG CINE, mas não conseguiu seguir adiante com seus estudos de mestrado. Buscando recolocação no mercado, foi incentivado por sua professora, Maíra Ezequiel (DCOS/UFS), a se inscrever no programa. O curso de formação ocorrerá até o mês de julho de 2022 e, desde março, o jovem escritor tem participado das aulas online de roteiro do New Voices, que conta com modelos e ferramentas não usuais no Brasil.

A seleção ocorreu em quatro fases eliminatórias, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 e os selecionados foram contemplados com bolsas para permitir dedicação completa ao programa, além de receberem um laptop e licenças necessárias para execução das atividades.

Para Robson, esta é uma oportunidade de aperfeiçoamento e de “compartilhar experiências, expor as nossas alegrias e as nossas misérias, sonhar junto, construir um imaginário de resistência”, que são o que o fazem querer contar histórias e escrever filmes. Além disso, o estudante ressalta a importância de iniciativas como esta, pois acredita que “talento sem ferramentas de criação e sem oportunidades não se realiza”.

A Coordenação de Relações Internacionais (CORI) vem intensificando a difusão diária de oportunidades internacionais, pelo seu canal no Instagram, e-mails e newsletter. Segundo a equipe da CORI, a notícia é motivo de orgulho, considerando que se trata de ação de uma das agências oficiais de intercâmbio acadêmico mais seletivas e importantes do mundo.

Atualizado em: Sex, 27 de maio de 2022, 14:17