
A Editora UFS está participando da 4ª edição do Festival Literário de Penedo (FliPenedo), que acontece até o dia 12 de abril, no Centro Histórico da cidade alagoana. Com o objetivo de destacar a literatura nacional, o evento reúne escritores, poetas e artistas brasileiros em debates, oficinas, além de lançamentos de livros e apresentações culturais.
Fortalecendo o compromisso com a promoção da leitura e da produção acadêmica, a Editora UFS levou múltiplos exemplares, além do lançamento de novos títulos, como Impressões da Ditadura, de Marcos Cardoso; Mnemosine Laranjeiras, de Loíze Raquel Santos Silva Vilas-Bôas e Renata Ferreira Costa; Mundo Submarino de A a Z, de Kátia de Meirelles Felizola Freire e Matheus Marcos Rotundo; e Faria em Cartaz, a história de um ilustrador sergipano, de Germana Gonçalves de Araújo.

"Para além das obras impressas, o catálogo de publicações eletrônicas da Editora UFS inclui autores de diversos estados brasileiros, com uma produção que envolve questões impacto local e nacional", disse o coordenador gráfico da Editora UFS, Luiz Américo Bonfim.
Para o coordenador, a participação da Editora UFS no festival é uma oportunidade de ampliar o alcance dos trabalhos institucionais. "É um tipo de parceria que proporciona o intercâmbio com outros agentes editoriais, atualizando as nossas práticas e contribuindo para a valorização da produção acadêmica, em todas as suas áreas. O contato direto com o público de entorno da Universidade Federal de Sergipe é também uma ação extensionista que precisa ser frequente e cada vez mais comprometida com a difusão acessível do conhecimento".
A superintendente de comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, que esteve presente na abertura da FliPenedo, também reforçou a importância da participação da instituição no evento. “É um espaço privilegiado de conhecimento onde a gente consegue levar para a sociedade em geral aquilo que produzimos dentro da universidade, por meio dos nossos professores e pesquisadores, em projetos de extensão, no âmbito cultural, com obras literárias, obras infantis, pela nossa comunidade acadêmica”.
Localizada ao sul do estado de Alagoas, Penedo fica longe dos grandes centros, mas se destaca culturalmente. “A cidade é efervescente na cena cultural, tanto no âmbito do cinema e agora também entrando no âmbito da literatura. Estar neste ambiente que respira a cultura também é algo significativo para potencializar ainda mais as nossas produções literárias”, destacou a superintendente.

Ascom UFS