Seg, 08 de agosto de 2022, 14:02

Projeto da UFS leva cineclubes a escolas estaduais de SE
Iniciativa do Departamento de Comunicação visa levar a linguagem cinematográfica para o cotidiano de estudantes do ensino fundamental

Durante os meses de agosto e setembro, as escolas estaduais Zumbi dos Palmares e Juscelino Kubitschek, localizadas no município de Nossa Senhora do Socorro, receberão duas oficinas voltadas à formação cineclubista e audiovisual. O curso é uma etapa do projeto de extensão “Travessias”, idealizado pelo Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialmente para discentes do 9º ano do ensino fundamental.

O curso tem o objetivo de promover experiências de sensibilização para a linguagem cinematográfica, por meio de metodologias específicas de apreciação e criação audiovisual, além de despertar nos estudantes o desejo em fazer do cinema uma presença constante no cotidiano, aproximando-os da prática cineclubista e dando os primeiros passos para a construção de um cineclube na escola.

"Um cineclube é um espaço democrático de exibição de filmes nacionais de curta metragem onde os alunos participam de debates e trocas de conhecimentos. Os filmes exibidos terão uma segmentação única, com o propósito de estimular uma visão crítica sobre o mundo, fazendo com que ele tenha interesse por questões étnico-raciais, sexualidade, juventude, educação e violência, por exemplo", explica a professora Karliane.

Os encontros serão presenciais e a carga horária é de 15h. O participante receberá certificado, desde que cumpra uma frequência de, pelo menos, 75%

O projeto “Travessias”

A proposta integra o projeto “Cinema, Educação e Direitos Humanos: formação continuada para a construção de políticas públicas na rede básica de ensino de Sergipe”, conhecido pelo nome de “Travessias”. O projeto foi construído pelo Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) e aprovado no edital nº 02/2020 da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) do estado de Sergipe.

Coordenado pelas professoras Maria Beatriz Colucci e Karliane Macedo Nunes, o projeto tem o objetivo de desenvolver uma pesquisa-ação por meio da formação audiovisual de professores da rede básica, voltada para os direitos humanos e as “diversidades na (e para além da) educação”, e a implementação de cineclubes permanentes e de oficinas de criação audiovisual, de modo a subsidiar políticas públicas para a rede básica de ensino do estado de Sergipe.

O NICE

Criado em julho de 2018, o Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) da UFS é um programa setorial de extensão que funciona também como um grupo permanente de estudos, pesquisas e trabalhos com professores e estudantes da rede pública que possibilita troca de experiências e formação continuada em cinema e educação. O NICE integra professores e estudantes do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) e do Departamento de Comunicação Social (DCOS), além de discentes da Graduação em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Narrativas Sociais do PPGCINE.

Ascom UFS - Com informações do NICE

Atualizado em: Ter, 09 de agosto de 2022, 14:26