Ter, 05 de julho de 2022, 17:10

UFS realiza evento de acolhimento aos calouros do primeiro período letivo de 2022
Alunos foram recebidos com boas-vindas e participaram de trote ecológico
Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS

Na tarde da última segunda-feira, 04, aconteceu no Auditório Libório Firmo o evento oficial de abertura da recepção dos novos estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) calouros do primeiro semestre do ano letivo de 2022. Com o lema “Acalorem a Universidade”, a atividade foi iniciada com apresentação cultural da Orquestra da Câmara Jovem do Rosa Elze.

Após a apresentação ocorreu a fala de boas-vindas do reitor em exercício, professor Rosalvo Ferreira, das pró-reitorias de Graduação, Assuntos Estudantis e Extensão, e diretorias de centro acadêmicos do campus de São Cristóvão.

“’É um esforço coletivo de toda a instituição para que pudéssemos retornar com condições, para que a pandemia não colocasse em risco nenhum estudante, professor ou trabalhador da instituição, e nós pudéssemos também ter as condições acadêmicas necessárias tanto em sala de aula, quanto nos laboratórios de ensino e pesquisa”, comenta Rosalvo.

1g6a9353

Para o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, o acolhimento é fundamental para que os estudantes possam se sentir bem recepcionados, incentivando a permanência deles no curso. “Há uma perda grande de alunos entre o primeiro e o terceiro período e isso acontece muitas vezes porque eles não conhecem muito bem a instituição, ou não é bem recebido. Assim, na primeira dificuldade que esse aluno enfrenta, ele acaba indo para outra instituição ou simplesmente não segue com o curso. Então a ideia é que esse estudante seja bem recebido na universidade, que ele saiba o que a UFS pode fazer por ele e da potencialidade que essa instituição tem. Dessa forma, a caminhada aqui será um pouco mais tranquila”.

A caloura do curso de Administração, Tainá Santana, participou do acolhimento nessa primeira semana de aula. “Esse evento é importante, pois faz com que os alunos conheçam mais sobre o campus e nos ajuda a adquirir experiência”, afirma.

1g6a9404

O primeiro dia do acolhimento 2022.1 fi encerrado com um trote ecológico por meio do plantio de mudas de árvores pelo campus. A ação foi coordenada pelo diretor do Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (DGASET), Genésio Tâmara, e contou com participação de calouros de diversos cursos.

Fabiane Pereira, caloura de Engenharia de Pesca, reforça a importância da atividade. “O evento é necessário, pois ajuda os calouros a conhecerem não só a universidade e sua história, como também os diversos cursos”, comenta.

Whatsapp image 2022 07 05 at 17.25.36

Cuidados

Com o retorno 100% das atividades presenciais, incluindo a retomada de todas as atividades acadêmicas, a UFS ressalta os cuidados necessários no enfrentamento à covid-19. Os Sistemas Integrados da instituição estão abertos até o dia 15 de julho para inclusão ou atualização do comprovante vacinal, e permanece obrigatório o uso correto de máscara em ambientes fechados, sendo recomendável o uso em ambientes abertos.

O reitor em exercício, Rosalvo Ferreira, falou sobre os cuidados contra a covid-19. “Os protocolos têm uma flexibilização, mas estão sendo mantidos. Precisamos continuar com o uso da máscara em sala de aula e em ambientes fechados, e a comprovação vacinal permanece como regra para todos para que possamos, de fato, não ter nenhum efeito colateral decorrente de algum descuido por parte de alunos, técnicos administrativos ou docentes”.

Verônica Soares – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS