Seg, 11 de março de 2019, 08:48

A FUNDACIÓN CAROLINA OFERECE 723 BOLSAS DE ESTUDOS EM UMA CONVOCAÇÃO ALINHADA COM A AGENDA 2030
2019-2020

A 19ª convocatória apresenta 723 bolsas no marco de uma oferta formativa alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

• Ela reflete a renovação da Fundação Carolina como um ator no sistema de ação externa e cooperação para o desenvolvimento na Espanha.

• Inclui dois novos programas destinados a abordar as disparidades de gênero existentes nas áreas acadêmicas STEM (Engenharia, Ciência, Matemática e Tecnologia).

• Introduz a mobilidade acadêmica em ambos os sentidos, oferecendo a possibilidade de estudantes e pesquisadores Espanhóis permanecerem em centros na América Latina.

Madrid, 9 de janeiro de 2019. A Fundação Carolina abriu uma nova edição de sua convocatória para bolsas de estudo, correspondente ao curso acadêmico de 2019-2020. Nesta 19ª edição, são oferecidas 723 bolsas de estudo distribuídas nas seguintes modalidades: 283 bolsas de pós-graduação, 100 bolsas de doutorado e curtas de pós-doutorado, 66 bolsas de mobilidade para professores e 165 bolsas para estudos institucionais. Para estas devem ser adicionados 109 renovações de bolsas de doutorado. No total de 183 programas acadêmicos, dos quais 145 são pós-graduados.

Esta convocatória reflete a renovação da Fundação Carolina como ator do sistema de ação externa e da cooperação para o desenvolvimento da Espanha, e como um dos mecanismos que tentam contribuir, simultaneamente, para a formação do espaço ibero-americano de conhecimento e o ensino superior, o fortalecimento da Comunidade Ibero-americana de Nações e a implementação da Agenda 2030, tornando a educação, a ciência, a tecnologia e inovação, a sustentabilidade e a igualdade entre mulheres e homens, vetores centrais de cooperação de desenvolvimento avançado que a Agenda exige.

Notícias em destaque

-Implementação da cooperação para o desenvolvimento que exige o cumprimento dos ODS da Agenda 2030 através da educação, a ciência, a tecnologia e inovação, a sustentabilidade e a igualdade entre mulheres e homens.

- Introdução de dois novos programas de bolsas de estudo destinados a abordar as diferenças de gênero existentes nas áreas acadêmicas STEM (Engenharia, Ciências, Matemática e Tecnologia).

- Enriquecimento das possibilidades de mobilidade acadêmica, incluindo, além das estadias de estudantes e pesquisadores da América Latina na Espanha, as de estudantes e pesquisadores espanhóis na América Latina.

As modalidades das bolsas da Fundação Carolina são as seguintes:

Bolsas de pós-graduação. Destina-se à formação de graduadas e graduados de um país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional, apoiada por um currículo excepcional. O programa oferece dois tipos de apoio: bolsas e ajuda de estudo, e continua a combinar mestrados oficiais, diplomas e cursos de especialização, com ênfase especial no aumento do número de graduações oficiais e no número de bolsas com qualificações oficiais.

Bolsas de PhD e curtas estadias de pós-doutorado. O objetivo das bolsas de doutorado é ajudar o corpo docente de universidades da Ibero-América a obter um doutorado em centros acadêmicos espanhóis, promovendo assim a criação de redes de colaboração entre instituições universitárias dos dois lados do Atlântico. Por outro lado, as bolsas de curta permanência para pós-doutorado destinamse a professores de universidades ibero-americanas que possuem doutorado e promovem intercâmbios acadêmicos de alto nível entre a Espanha e a América Latina.

Programas de Mobilidade de corpo docente. Eles permitem uma curta permanência de pesquisa na Espanha para professores ou pesquisadores das universidades argentinas, brasileiras e portuguesas.

Programas de Bolsas e Estudos Institucionais. Essas bolsas são concebidas como uma ajuda para o financiamento de planos de formação em centros espanhóis que tendem ao fortalecimento institucional das administrações públicas ibero-americanas. Em alguns casos, corresponde às instituições latinoamericanas e espanholas, a tarefa de se candidatar à Fundação Carolina.

Os prazos de solicitação para inscrição nas diferentes modalidades de bolsas correspondem às seguintes datas:

A chamada para bolsas de pós-graduação permanecerá aberta até 7 de março às 9:00 (horário espanhol).

- A chamada para bolsas de doutorado, estadias de curta duração, programas de mobilidade de professores e estudos institucionais permanecerão abertos até 5 de abril às 9:00 (horário espanhol).

Os candidatos podem encontrar todas as informações sobre as bolsas de estudo no site www.fundacioncarolina.es, de onde os pedidos são processados.

Sobre a Fundação Carolina. A Fundação Carolina foi criada no ano 2000 como uma instituição para a promoção de relações culturais e cooperação educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-americana de Nações. Desde a sua criação, já atribuiu mais de 16.500 bolsas de estudo e bolsas de pesquisa a estudantes universitários latino-americanos.

Além de trabalhar para a criação de um espaço de conhecimento ibero-americano, a Fundação Carolina é uma ferramenta de diplomacia pública cujo objetivo é alcançar um melhor conhecimento mútuo entre a América Latina e a Espanha. Da mesma forma, é uma associação público-privada, em cujo patrocínio existem instituições espanholas de ação estrangeira, bem como um grupo de empresas privadas ativas na América Latina.

Maiores informações :

www.fundacioncarolina.es