Qui, 29 de outubro de 2020, 10:42

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Educação Financeira terminam nesta sexta, 30
Podem participar alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas
Obef logo 2020 1 768x374   copia

Abel Victor | Rádio UFS - Alunos do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, regularmente matriculados em escolas das redes pública e privada, têm até esta sexta-feira, 30, para se inscrever na II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). A aplicação das provas ocorre entre 23 e 27 de novembro deste ano através de plataforma remota.

Este é o primeiro ano que Sergipe participa da olimpíada. No estado, a responsabilidade pela competição estudantil é dos Departamentos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através dos professores Elenildo Bezerra e Égon Celestino, do campus de São Cristóvão, e Nadielli Galvão, do campus de Itabaiana.

No ato de inscrição, o participante ou o responsável pelo aluno devem preencher um formulário com as seguintes informações: nome e e-mail do estudante, CPF, data de nascimento, endereço residencial, nome, telefone e e-mail do responsável, escola, série, turno, estado, cidade e se o interessado tem algum tipo de necessidade especial. Para participação efetiva, é preciso que os alunos tenham cadastro no Gmail.

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é realizada pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Finanças e Contabilidade e projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A iniciativa conta com o apoio de várias universidades e institutos espalhados pelo Brasil.

O objetivo da olimpíada é despertar o interesse de crianças e adolescentes na área da educação financeira. Além disso, visa auxiliar no cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de novas tecnologias sociais e da produção de informações.

+ Professor da UFS é finalista do Prêmio Jabuti

“Também entendemos que, através da OBEF, podemos contribuir para a melhoria da qualidade da educação financeira no Brasil e despertando um interesse de crianças e adolescentes no aprendizado dessa temática, desde a infância e assim acompanhando todo o seu desenvolvimento, até ela chegar a concluir o ensino médio e fazer uma escolha para o seu futuro”, pontua o professor Elenildo Bezerra.

Bezerra afirma que há uma necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do gerenciamento do dinheiro. Ele ainda exemplifica a situação ao citar que 67,1% das famílias estão endividadas no país e, por isso, não possuem reservas financeiras de curto prazo e de investimento.

“Com a educação financeira, podemos melhor preparar a criança e o adolescente para ter uma vida mais tranquila nos âmbitos pessoal e profissional de forma a indicar o caminho a melhor utilizar os recursos que nós obtemos através do nosso trabalho e não cair em armadilhas que prejudiquem as finanças pessoais, por exemplo”, destaca o professor.

Com duração de duas horas, a prova vai ocorrer em uma única etapa e será composta por 10 questões de múltipla escolha para os alunos do nível 1 (2º e 3º anos do ensino fundamental) e 15 questões para os demais níveis (estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental). Entre os assuntos, estão: planejamento financeiro, orçamento pessoal e familiar e investimento.

Os resultados, segundo o edital, devem ser disponibilizados no site do projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida” no dia 16/12, com a lista de participantes com certificação. Já os desempenhos individualizados serão enviados para as escolas. E, a partir de 21/12, poderá ser emitido o certificado.

Atualizado em: Qui, 29 de outubro de 2020, 10:51