Sex, 26 de maio de 2017, 15:00

HU fará parte de mutirão nacional promovido pela Ebserh
Objetivo da iniciativa é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do SUS

No próximo dia 31 de maio, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, envolvendo 39 hospitais universitários nas cinco regiões do país. Em Aracaju, as atividades ocorrerão no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). De acordo com a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, o principal objetivo da iniciativa é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Hospital Universitário, em Aracaju, faremos um mutirão de cirurgias de vesícula com pacientes que já são atendidos pelo hospital e que já passaram por triagem. Atenderemos apenas a esses pacientes, que já foram selecionados”, destaca a gestora. Ela conta que, além das colecistectomias (cirurgias de vesícula), o HU oferecerá testes rápidos de hepatite e glicemia. “Ao todo, serão 200 testes, realizados por ordem de chegada”, complementa.

Em apenas um dia, o mutirão fará 12 colecistectomias, conforme relata o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU, Raimundo Saturnino. “Vamos diminuir o tempo de espera do paciente. Além disso, o HU também ganha, já que a cada mutirão o hospital tem a oportunidade de melhorar os seus processos para lidar com esse tipo de evento”, pontuou o médico.

Ações educacionais

Na foto, mutirão cirúrgico realizado no HU-UFS em novembro de 2016. (foto: Unidade de Comunicação Social do HU)

Estão previstos também durante o dia 31 atos que contemplarão ações educativas sobre combate ao aedes aegypti; importância da vacinação para influenza; prevenção de HIV, hepatites, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis; palestra sobre prevenção de câncer de mama; panfletagem sobre alergia na infância; ginástica laboral com colaboradores do HU, entre outras ações que ocorrerão por todo o dia.

O número de procedimentos confirmados a serem realizados pelo país no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh é de aproximadamente oito mil. Isso equivale ao dobro de atendimentos realizado no primeiro evento promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em novembro de 2016.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, diz que o mutirão mostra a relevância da Rede Ebserh para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressalta.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Unidade de Comunicação Social do HU